Unir esportes a remo com educação ambiental para crianças e adolescentes é um dos objetivos do projeto Amigos do Mar Team Remadores, que foi lançado no último final de semana em Guaratuba, na Praia de Caieiras. A iniciativa é do Instituto Guaju e Associação de Moradores e Amigos de Caieiras (AMAC), em parceria com o Grupo Passaúna, que possuiu uma base junto à comunidade de pescadores daquela localidade paranaense.
As aulas acontecerão semanalmente, de forma gratuita, com modalidades como canoa havaiana, stand up paddle e caiaquismo. A iniciativa tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Guaratuba e do Conselho da APA de Guaratuba.
Segundo o diretor do Instituto Guaju, Edgar Fernandez, o projeto vem em boa hora, pois as atividades esportivas para jovens estavam suspensas há quase dois anos, e tem feito muita falta para o dia a dia das crianças e adolescentes.
O coordenador do projeto, Fabiano Cecilio da Silva, filho de pescadores, destaca que a pandemia criou um abismo enorme na vida dos adolescentes. Segundo ele, a ideia é criar estratégias que os orientem para uma vida saudável, ligada aos esportes e a natureza. "Queremos apresentar o mar e o esporte como uma das grandes possibilidades para eles, pensando que um futuro melhor começa com cidadãos melhores", diz Silva.
A cerimônia contou com a presença do Prefeito Roberto Justus, da Secretária do Meio Ambiente Adriana Fontes, do Procurador Geral Marcelo Bom, do Chefe de Gabinete Antonio Caldeira, e do empresário Naideron Junior, fundador do Grupo Passaúna. Naideron comandou a aula inaugural realizada na baía de Guaratuba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário