segunda-feira, 9 de setembro de 2019

O papel da mulher na arte contemporânea em debate

 A CiaSenhas de Teatro promove em setembro e outubro, uma série de mesas redondas intituladas Mulheres-Palavras-Pensamentos. A programação acontece a partir do dia 18 de setembro, às 19h, na Casa Hoffmann e segue nas próximas quartas feiras até 9 de outubro, sempre com entrada franca. Esta ação integra o projeto Bafo da Gralha que conta com a volta  da peça homônima, em  janeiro de 2020.

As conversas Mulheres-Palavras-Pensamentos tem como ponto de partida a Mulher na Arte contemporânea: utopias, conquistas e futuros. Para os encontros foram convidadas representantes de diferentes áreas do conhecimento, de modo a criar um campo de vozes distintas sobre a mulher na arte atual. As mesas tem a curadoria da artista visual, fotógrafa e atriz Elenize Dezgeniski, da crítica e curadora de teatro Luciana Romagnolli e da diretora e dramaturga Sueli Araujo.

 PROGRAMA:

A HISTÓRIA REPARIDA 18/09, 19h

A narrativa oficial da História apagou incontáveis corpos por trazerem marcas de gênero e etnia outras que não as do homem branco e sua perspectiva única, colonizadora e definidora dos critérios de qualidade e legitimidade do que é Arte. Esta conversa nos convida a mais uma vez reparir essas histórias silenciadas, devolvendo ao campo artístico a abundância de produções de mulheres negras e brancas no cinema, artes visuais e teatro. Quem são algumas dessas artistas invisibilizadas e quais suas contribuições pro campo das artes? Que mecanismos operam para enfraquecê-las? E como podemos reelaborar a narrativa histórica de uma forma antipatriarcal e anticolonial? 

Provocadora:Stela Fischer (Curitiba)
Convidadas: Camila Macedo (Curitiba) / Leda Maria Martins (Belo Horizonte)/ Milena Costa (Curitiba)

DIANTE DO FASCISMO 25/09, 19h

Tanto a mulher quanto a arte, por seus "corpos" que desafiam padrões culturais patriarcais e conservadores, tornam-se rapidamente alvos de repressão em situações de escalada da violência institucional. No passado e no presente, quais têm sido as saídas encontradas pelas artistas mulheres?

Provocadora: Julia Raiz (Curitiba)
Convidadas: Ivana Bentes (Rio de Janeiro)/ Milla Jung (Curitiba)


VERTIGENS DO FUTURO 02/10, 19h

Quais são as pistas de um futuro possível a partir de situações extremas para a produção artística no presente? A ocupação secundarista, o corpo/dança colocados frente a situações reais de violência. Quais são os futuros para os corpos travestis e trans no Brasil, diante dos dados vertiginosos de uma perspectiva de vida de apenas trinta e cinco anos? Será que já estamos no futuro, onde a exaustão de uma estrutura nos interroga sobre a criação de novas estratégias de sobrevivência e produção? Como novos caminhos e rotas de fugas podem ser traçados?

Provocadora: Amabilis de Jesus  (Curitiba)
Convidadas: Gladis Tridapalli  (Curitiba)/ Letícia Karen  (São Paulo)/ Megg Rayara (Curitiba)/ Veríssimo (São Paulo)

PALAVRA ENCRUZILHADA 09/10, 19h

As palavras tropeçam na carne de cada língua: identidade e singularidade. 

Diante de uma língua que se estrutura pela mesma lógica patriarcal, heteronormativa e racista que todo o restante da sociedade, como a arte pode escavar, subverter e reinventar as palavras, os discursos e as subjetividades?

Provocadora: Sueli Araujo (Curitiba)
Convidadas: Ana Luísa (Belo Horizonte)/ Luci Collin (Curitiba)/ Luz Ribeiro (São Paulo)

SERVIÇO
Mesas Redondas 
Mulheres-Palavras-Pensamentos(ação do Projeto BAFO DA GRALHA)
DATAS – 18/09, 25/09 e 02/10 e 09/10 (quartas-feiras às 19h)
LOCAL - Casa Hoffmann (R. Dr. Claudino dos Santos, 58 - São Francisco, Curitiba)  -ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário: