quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Museu da Imagem e do Som exibe o clássico Doze homens e uma sentença

Filme dirigido por Sidney Lumet e estrelado por Henry Fonda retrata os bastidores de um julgamento


O Museu da Imagem e do Som do Paraná exibe nesta sexta-feira (27/09), às 14 horas, o clássico Doze homens e uma sentença (1957), do diretor norte-americano Sidney Lumet (de Rede de Intrigas).

Estrelado por Henry Fonda, Lee J. Cobb e Martin Balsam, entre outros, a trama gira em torno do julgamento de um jovem de origem latino-americana acusado ter assassinado o próprio pai. Os jurados do caso, todos homens, após ouvirem os depoimentos do tribunal, se reúnem para decidir a sentença final. A maioria está convicta do crime e quer punir o jovem, pois estão mais interessados nos seus compromissos pessoais do que no próprio caso. Um jurado, porém, levanta dúvidas sobre as “evidências” e questiona a pressa do júri em condenar.

Questões morais, éticas e sociais são brilhantemente abordadas por Lumet neste clássico do cinema, indicado aos Oscars de melhor filme, direção e roteiro adaptado, e vencedor do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim. Após a exibição, haverá um bate-papo com o historiador José Luiz de Carvalho.

Serviço
Sessão Sabedoria de setembro
Doze homens e uma sentença (1957), de Sidney Lumet
Classificação indicativa: livre | Duração: 1h40
Dia 27 de setembro de 2019, às 14h
Miniauditório do MIS-PR
Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro. Curitiba/PR
Entrada gratuita

Nenhum comentário: