José Alexandre Saraiva concorre na categoria Ensaio Literário |
Publicações de seis escritores radicados no Paraná estão entre as 698 obras que concorrem ao Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional, edição 2019. Na categoria Ensaio Literário concorrem José Alexandre Saraiva, com seu épico nordestino “De Labiata a Lagoa da Canoa passando por Tacaratu, via Quipapá ou Caruaru”, Cristóvão Tezza com “Literatura à margem” e Rodrigo Garcia Lopes com a obra “Roteiro literário - Paulo Leminski”.
Na categoria Conto o representante do Paraná é Miguel Sanches Neto, com o livro “A bicicleta de carga e outros contos”. Lilian Guinski concorre na categoria Literatura Infantil com “Vovó esqueceu meu nome”, enquanto a escritora Luci Collin com “Papéis de Maria Dias” foi nomeada na categoria Romance. Na categoria Tradução, Caetano W. Galindo concorre com “Poemas (T.S. Eliot)”.
A divulgação dos vencedores acontecerá dia 31 de outubro e a cerimônia de entrega dos prêmios está prevista para 06 de novembro no Rio de Janeiro. Concedido anualmente, desde 1995, o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional tem por objetivo reconhecer a qualidade intelectual das obras publicadas no Brasil, em língua portuguesa, em nove categorias distintas: poesia, romance, conto, ensaio literário, ensaio social, tradução, projeto gráfico, literatura infantil e literatura juvenil.
Cada um dos premiados recebe quantia de R$ 30.000,00 (trinta mil reais).
OS PARANAENSES QUE CONCORREM
Ensaio Literário
De Labiata a Lagoa da Canoa passando por Tacaratu, via Quipapá ou Caruaru - José Alexandre Saraiva
Literatura à margem - Cristovão Tezza
Roteiro literário - Paulo Leminski - Rodrigo Garcia Lopes
Conto
A bicicleta de carga e outros contos - Miguel Sanches Neto
Literatura Infantil
Vovó esqueceu meu nome - Lilian Guinski
Romance
Papéis de Maria Dias - Luci Collin
Tradução
Poemas (T.S. Eliot) - Caetano W. Galindo
Um comentário:
Parabéns Rodrigo!
Postar um comentário