A pousada Treze Luas, na Ilha do Mel, receberá grandes expoentes do jazz em agosto. Em sua segunda edição, o festival Jazz na Treze apresentará, em todos os finais de semana do mês, nomes consagrados como Rogéria Holtz, Arismar do Espírito Santo, Glauco Sölter, Raul de Souza, Cristina El Tarran e Mário Conde. Este ano, os shows acontecerão nas noites de sextas e sábados e aos domingos à tarde.
O baixista, arranjador, compositor e diretor musical Glauco Sölter, um dos pioneiros do gênero musical na Ilha, é novamente o curador do festival iniciado em 2018. A programação está divididas em duas partes: cantoras e instrumentistas. A primeira será dedicada a vozes de cantoras curitibanas acompanhadas de instrumentistas de destaque no cenário atual. “A Rogéria Holtz vem como o Léo Brandão, pianista que toca com a Zélia Duncan. A Thais Morel se apresenta com o Bene Chireia, excelente gaitista de blues-jazz. E a Cris El Tarran vem com o Mario conde, indiscutivelmente o melhor guitarrista de jazz de Curitiba”.
A segunda parte do festival reunirá ícones da música instrumental brasileira. “O Arismar do Espírito Santo é um dos grandes gurus da música brasileira instrumental, junto com Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, e se apresentará com um projeto novo – o Cataia. E teremos novamente o Raul de Souza, patrono do festival na Treze Luas e um nome histórico, conhecido em todo o mundo”, conta Solter, que está agora junto com o próprio Raul em turnê na Grã-Bretanha e na França.
Programação – No fim de semana de estreia (3 e 4) o evento terá a apresentação da cantora Rogéria Holtz, acompanhada do pianista Léo Brandão. Nos dias 9 e 10, Thais Morel, e Bene Chireia sobem ao palco.
Nos dias 16 e 17 o grande multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo toca acompanhado do próprio Sölter e de Danilo Silva, no Projeto Cataia.
Dias 23 e 24, Cristina El Tarran solta a voz acompanhada de Mario Conde.
E no encerramento, dias 30 e 31, a casa recebe novamente o trombonista Raul de Souza, que se apresentará com Glauco Solter e Mario Conde. Aos 84 anos e com uma carreira consolidada e respeitada no Brasil e no exterior, Raul é um símbolo da música instrumental brasileira.
História – Em meados dos anos 2000, a pousada Treze Luas e o músico curitibano Glauco Sölter experimentaram levar outro estilo musical para a Ilha do Mel – acostumada até então apenas com apresentações de MPB , rock e reggae. A partir daí, a casa não deixou mais de promover apresentações jazzísticas em suas dependências.
Desde então, a pousada-restaurante passou a receber músicos instrumentais frequentemente. “A Treze é o berço do jazz na Ilha do Mel, e por lá já passaram músicos de gabarito internacional como Raul de Souza, Arismar do Espírito Santo, Léa Freire, Vinicius Dorin e Bebê Kramer. No início era algo bem pessoal, pequeno. Agora já podemos chamar de festival”, completa Glauco.
O sucesso da empreitada acabou resultando no festival Jazz na Ilha. Em 2018, a Treze Luas optou por um festival independente – um “circuito off”, com programação própria e curadoria de Glauco. Devido ao sucesso da estreia, a iniciativa se repete este ano.
S E R V I Ç O
Jazz na Treze | 2019
Pousada Treze Luas – Ilha do Mel
Noites de sextas e sábados, em todos os finais de semana de agosto. sextas e sábados às 18h; domingos às 14h.
Informações: 41.3426.8067 | 41.99634.1070 | www.pousadatrezeluas.com.br
Reservas de quartos: reservas@pousadatrezeluas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário