quinta-feira, 19 de julho de 2018

Grife curitibana discute fronteiras entre moda e arte têxtil

Exposição da H-AL na Galeria Teix, com abertura nesta quinta-feira, explora a relação da roupa com o corpo, a cidade e a expressão



Zelig Digital

Determinada a transpor os limites entre arte e moda, a H-AL, marca/ateliê curitibana dos artistas Alexandre Linhares e Thifany F., se prepara para levar ao público uma nova temporada de experiências multissensoriais. “Despida de Palavras”, o novo trabalho da dupla, foi apresentado no festival urbano Subtropikal e agora estará em exposição que será aberta nesta quinta, 19 de julho, na Galeria Teix.

A mostra terá, nas palavras de Linhares, “o pano suporte, a obra em tecido, o tecido em si como objeto de arte e mais uma vez a palavra escrita”. “Estamos percorrendo desde ´o rei está nu´, de 2016, a verve urbana, a alma da metrópole, que em ´terceira pele´ foi para o terreno, a planta baixa, a construção e carregou no trabalho seguinte, ´pequenas poesias cotidianas´, nas poesias de placas e anúncios, frases decalcadas nos muros, poesias cotidianas. Tudo se encaminhou para o pop”, complementa.

Em exposição, um outdoor de tecido, peças que se encaixam e se dividem, painéis que compõem uma figura maior, partindo de uma fotografia feita durante a residência na Galeria.

Para a produtora cultural Beth Capponi, que acompanhou o processo, “a fotografia se transforma e se transporta para um novo e irreverente formato. Não mais impressa e sim costurada. A proposta demonstra de forma ousada uma nova forma de ‘ser da fotografia’. Entre panos e linhas, eles conseguem trazer ao contemporâneo os velhos padrões e formatos em que ela foi engessada.”

A  parceria entre a dupla e a Galeria Teix teve início em 2013, com uma exposição durante a Bienal de Curitiba, e foi repetida numa residência em 2016. A ideia da arte têxtil transita bem na proposta de incubadora de ideias da galeria. “Alexandre e Thifany são dois e são um. Conviver e trabalhar com essa dupla singular, que pratica nada mais e nada menos do que seu discurso, tem sido um grande prazer”, diz Jo Maciel, da Galeria Teix.

Thifany destaca que a H-AL sempre buscou passar mensagens através do vestir – a roupa comunica antes da fala. “A  H-AL tem por objetivo fazer peças de arte vestíveis, que vestem corpos e pessoas que estão na luta como nós, vivendo de seus sonhos, buscando o autoconhecimento, autocura, lucidez em meio ao mundo.  Queremos vestí-las para seus momentos de conquistas, de realizações, e para as batalhas diárias. É uma roupa que veste pessoas de verdade”, finaliza.

Sobre a H-AL – Desde 2007, a H-AL (antes conhecida como Heroína) é uma das marcas que melhor representa o design autoral local, estando presente em eventos, desfiles e performances vanguardistas e poéticas. Trabalha com quase 100% de material proveniente de descarte, retalhos de outros ateliês e marcas de Curitiba e também de mostruários de tecidos. “Despida de palavras” é totalmente criada com reuso de materiais. site: www.h-al.com
__________________

S E R V I Ç O

H-AL – Despida de Palavras
Exposição na Galeria Teix (Alameda Augusto Stelfeld, 1.581, Batel).
Abertura: 19 de julho
Entrada franca

Nenhum comentário: