segunda-feira, 17 de julho de 2017

Exposição da belga CHäN H mistura arte, tattoo, botânica a acupuntura


A artista plástica belga CHäN H se propôs a fazer algo diferente neste seu retorno a Curitiba. Por isso, a mostra “Meridianos” que abre nesta quinta-feira (20) na Galeria Teix, tem componentes de ineditismo que a tornam bastante instigante não apenas para interessados no mundo das artes e da tatuagem.

Natural de Bruxelas, CHäN estudou artes gráficas, serigrafia e fotografia antes de se tornar também uma das tatuadoras mais famosas do mundo. Por meio de suas pesquisas gráficas, começou a explorar a tatuagem e o corpo como um suporte vivo do imaginário.

Em paralelo a sua carreira, a artista há alguns anos começou a estudar a herboristeria – especialidade que trata da preparação das plantas para uso medicinal.

E foi daí que surgiu a inspiração para a exposição que está criando desde o dia 10 em sua residência na Galeria Teix: boa parte dos trabalhos retrata plantas curativas brasileiras, que quando transformadas em tatuagem se ligam ao meridiano corporal – um dos nomes pelos quais são conhecidos os “canais de energia” utilizados na acupuntura e outros métodos terapêuticos da medicina tradicional chinesa.



“Foi uma forma de me conectar ao Brasil e de me aproximar desta minha nova paixão – a coleta e a classificação de plantas medicinais”, conta. Boa parte de seu trabalho de ilustração, atualmente, tem como base as espécies por ela catalogada.

Como CHäN também é adepta da acupuntura, surgiu a ideia de unir as qualidades curativas da plantas – e as enfermidades para as quais são indicadas – com os pontos de acupuntura no meridiano corporal. Assim, as tatuagens terão indicações da localização exata do ponto onde a agulha deve ser aplicada.

Outras obras – A exposição não será composta apenas por ilustrações de plantas. Outras obras de CHäN comporão a mostra. São retratos femininos, carregados de expressões e cores fortes, utilizando técnica mista. Todas estarão à venda.



Tattoo – Tatuadora já há mais de uma década, CHäN foi a primeira guest internacional do Estúdio Teix – pioneiro em Curitiba em tatuagem autoral e também em trazer artistas estrangeiros para temporadas na capital. Na época, ela tatuava em um estúdio particular em Berlim, onde se firmou como um dos principais nomes da tatuagem contemporânea europeia. Atualmente, trabalha em Barcelona como tatuadora e artista plástica.

Seu estilo é muito versátil, e elementos da natureza – como plantas, flores e animais – são bastante presentes. Ela brinca com cores, linhas, pontos e texturas, atingindo um resultado único.

Além da exposição, CHäN está com a agenda aberta para tatuagens no Estúdio Teix.

_______________________
SERVIÇO
Exposição “Meridianos”, de CHäN

20/07: Abertura com coquetel à partir das 19h. Entrada franca.

Local: Estúdio Galeria Teix – Alameda Augusto Stellfeld, 1581 – Batel Soho.

Agendamento de tattos: estudioteix@gmail.com

Fones (41) 3018-2732 / 3019-2294

Mais sobre CHäN H:

FACEBOOK: www.facebook.com/hublechat
INSTAGRAM: www.instagram.com/chan_h_tattoo


Nenhum comentário: