segunda-feira, 1 de abril de 2013

“A viagem de Efigênia Rolim nas asas do Peixe Voador”



A artista popular, contadora de histórias e poeta Efigênia Rolim é a personagem do livro “A viagem de Efigênia Rolim nas asas do Peixe Voador”, de autoria da jornalista Dinah Ribas Pinheiro. O lançamento será na Livraria Fnac, no dia 4 de abril, quinta-feira, a partir das 19h. 

Efigênia iniciou seu trabalho artístico muito antes do que se denominou responsabilidade social e sustentabilidade. Ao utilizar material reciclável, ela confecciona trajes, bonecas, animais e figuras das mais simbólicas. Mas a Rainha do Papel vai além da elaboração desses objetos. Efigênia tem inúmeros livros de poesia e é uma contadora de histórias, todas de sua autoria.

Aos 81 anos, a alegre, lúcida e bem humorada senhora, conta sua história no livro pelo olhar da jornalista Dinah Ribas Pinheiro, que fez um resgate minucioso da trajetória difícil, mas também poética de Efigênia. O livro resgata desde o período de sua infância humilde, momento em que teve o primeiro contato com a confecção de brinquedos de papel, devido às dificuldades financeiras da família, até os tempos atuais, passando pelo momento em que festejou seus 80 anos.

O processo de pesquisa de Dinah teve início em 2010 e enfoca também o período em que Efigênia virou destaque no cenário nacional. Personagem conhecida na Feira de Artesanato, no Largo da Ordem, ela dedicou e expôs seus trabalhos por anos naquela região. Atualmente, mantém um ateliê-museu em sua própria casa, no bairro Cajuru, onde confecciona suas peças. O livro tem 180 páginas, cuidadoso projeto gráfico de Mauricio Mortton e fotos exclusivas de Lina Faria. 

Sobre a autora - Dinah Ribas Pinheiro é jornalista, trabalhou em vários veículos da capital paranaense, foi assessora de Comunicação da Fundação Cultural de Curitiba e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. A pesquisadora Selma Sueli Teixeira lançou em 2007, o livro “Jornalismo Cultural Um Resgate” onde ela relata o Jornalismo feito nas décadas de 70 e 80 pelo olhar de quatro jornalistas, Dinah Ribas Pinheiro, Adélia Maria Lopes, Marilu Silveira e Rosirene Gemael.


LANÇAMENTO DO LIVRO NA FNAC CURITIBA
Data: quinta-feira, 4 de abril
Horário: a partir das 19h
Endereço: Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Ecoville
Ingressos: Entrada franca

Nenhum comentário: