quarta-feira, 13 de março de 2013

Ficção Viva retorna com Kleber Mendonça Filho e Miguel Gomes


Realizado desde outubro do ano passado, o projeto Ficção Viva II retoma suas atividades em 2013 com as participações do diretor e roteirista recifense Kleber Mendonça Filho, em março, e do realizador português Miguel Gomes, em abril. Com patrocínio do Programa Petrobras Cultural, a segunda edição do Ficção Viva traz a Curitiba seis realizadores de diferentes países ibero-americanos para ministrar oficinas sobre roteiro cinematográfico. 

Kleber Mendonça Filho e Miguel Gomes tiveram seus filmes mais recentes – O Som ao Redor e Tabu – apontados entre os melhores títulos de 2012 por publicações como The New York Times e Cahiers du Cinéma. “São diretores com proposições que nos interessam muito. Entendemos o projeto como uma oportunidade especial na formação de jovens realizadores, que saem destes encontros estimulados e cheios de energia”, diz Marcelo Munhoz, coordenador do Ficção Viva II ao lado de Rafael Urban. 

A oficina de roteiro com Kleber Mendonça Filho acontece nos dias 16 e 17 de março e tem inscrições abertas no site www.ficcaoviva.com ou através do e-mail inscricoes@ficcaoviva.com. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 100. Ainda no sábado, dia 17, haverá a exibição do filme O Som ao Redor, seguida de bate-papo com o diretor e a produtora Emilie Lesclaux. A sessão, com entrada gratuita, será na Cinemateca de Curitiba.

Em abril, o português Miguel Gomes vem a Curitiba acompanhado de seus co-roteiristas Mariana Ricardo e Telmo Churro. Além de participarem de debate após a exibição de Tabu, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, o trio ministra um workshop de quatro dias, no qual propõe um exercício de escrita a partir do método utilizado no roteiro de As Mil e Uma Noites, próximo filme de Miguel Gomes. As inscrições para a oficina serão abertas na segunda quinzena de março. O projeto Ficção Viva II segue até agosto, e ainda receberá outros dois convidados que fazem jus a este time.


Ficção Viva II – O Roteiro Cinematográfico

3º Encontro:
16/03 (sábado) às 20h
Exibição do filme O Som ao Redor, seguida de bate-papo com Kleber Mendonça Filho e a produtora Emilie Lesclaux
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco)
Entrada franca. Distribuição de ingressos 01 hora antes do evento.

Workshop com Miguel Gomes:
14, 15, 16 e 17 de abril, das 10h ao meio dia e das 14h às 17h
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco)
Inscrições abertas na segunda quinzena de março no site www.ficcaoviva.com.
Investimento: R$ 200

4º Encontro:
13/04 (sábado) às 20h
Exibição do filme Tabu, seguida de bate-papo com Miguel Gomes e seus co-roteiristas, Mariana Ricardo e Telmo Churro
Local: Auditório do MON – Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico)
Entrada franca.  Distribuição de ingressos 01 hora antes do evento.

Informações de Mariana Sanchez


Nenhum comentário: