quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A arte robótica de Jack Holmer


Mostra "Ensina-me a te amar" propõe reflexão sobre a relação afetiva entre homens e máquinas

O crescente uso de tecnologias desperta diferentes sentimentos por todo o tipo de parafernália eletrônica. Uma mescla de medo e fascinação, afeto, relações políticas e sociais que criam um vínculo entre homens e coisas.

Para aprofundar essa experiência afetiva, o artista/cientista curitibano Jack Holmer desenvolveu dois robôs que têm a capacidade de retribuir o carinho que recebem a partir de estímulos de som, luz e toque. Eles fazem parte da mostra “Ensina-me a te amar”, que fica em cartaz de 13 de março a 19 de maio no Solar do Barão.

Dividida em três salas, a exposição também é formada por duas instalações interativas. A obra “Seres de Luz” é composta por um painel com trezentos Tamagochis – os “bichinhos virtuais” dos anos noventa, que tiveram 78 milhões de unidades vendidas – que serão cuidados pelo público.  A obra é uma reedição de um trabalho apresentado em 2009 em Curitiba. “A percepção sobre os robôs na sociedade é muito diferente agora e isso deve gerar reações diferentes do público”, avalia Holmer. 

Software Art – Usando conceitos de biologia, a obra intitulada “Planetárias” reproduz a genética das planárias e simula o ciclo reprodutivo desses vermes por meio de um programa desenvolvido em código livre. Os quatro monitores instalados na sala funcionam como aquários, e o público presente poderá participar do processo de reprodução dos seres virtuais alimentando as diferentes planárias com simples comando de um mouse. “A obra não tem controle. Os resultados serão definidos pela reação afetiva do público com o sistema”, conclui.  
A mostra foi selecionada no Edital de Ocupação de Espaços de Exposições dos Museus da Fundação Cultural de Curitiba em 2012.

Sobre o artista – Jack de Castro Holmer é mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná, UTP (2008), tem graduação em Licenciatura em Desenho na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Já foi professor da Faculdade Internacional de Curitiba e UTP nas áreas de estética, semiótica e fotografia digital. Lecionou na Faculdade de Artes do Paraná nos anos de 2007 e 2008. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte e Tecnologia, Robótica e Cibercultura e na área de Design, na qual foi coordenador de Projeto Gráfico do Museu Oscar Niemeyer. Atualmente é professor da cadeira de Poéticas Tecnológicas da Faculdade de Música e Belas Artes do Paraná.

Serviço: “Ensina-me a te amar”, por Jack Holmer
Abertura: 13 de março de 2013 – 19h
Período: De 13 de março a 19 de maio de 2013
Horário para visitação: 9h às 12h e 13h às 18 (de 2ª a 6ª feira) e 12h às 18h (sábados, domingos e feriados)
Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533 – Centro
Informações: (41) 3321-3367

Fotografia de Rafael Dabul

Nenhum comentário: