quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Circuito São Francisco

Buenos Aires tem o Palermo Soho, Paris tem o Marais, Barcelona tem o Poblenou. Curitiba também está formando seu próprio centrinho cultural alternativo.
Aconteceu naturalmente. Um jovem estilista escolheu o São Francisco para abrir sua primeira loja. Um casal recém-chegado de Londres viu numa antiga sala o potencial para abrigar um salão de beleza voltado ao público jovem e descolado. Numa portinha, surgiu uma lanchonete que só serve comida orgânica e vegetariana. Em outra, um ateliê que seleciona e customiza roupas de brechó. E assim o centrinho foi criado e vem crescendo.
De acordo com dados dos Ippuc, foi no São Francisco que os primeiros moradores de Curitiba se instalaram. O bairro é, portanto, o patrimônio mais antigo da capital paranaense. As ruínas, símbolo da região, são marcas da obra nunca terminada em 1809, a Igreja de São Francisco de Paula. Além disso, é daí que o nome foi herdado. Existem inúmeras lendas sobre o local, como a de que há um tesouro pertencente ao pirata Zulmiro enterrado entre as ruínas. Conta-se que as pessoas que se aproximavam das riquezas eram assombradas pelo fantasma do pirata. Outra lenda diz que das ruínas partiam vários túneis que ligavam o bairro a Paranaguá.
Cada lugar, loja ou casa, formou a história do bairro tão admirado pelos curitibanos. É por isso que comerciantes e empresários do bairro São Francisco, em parceria com a Rede de Desenvolvimento Local, reuniram-se para montar o Circuito São Francisco. A programação acontecerá das 10h às 19h nos estabelecimentos da região durante o dia 6 de outubro (sábado).
O intuito da iniciativa é movimentar a região, que já é conhecida pelas diferentes opções de programação noturna, e convidar moradores de outros bairros para conhecer o charmoso São Francisco. Discotecagem na rua, pocket shows, promoções conjuntas e oficinas estão previstas na programação. Além disso, alguns estabelecimentos vão oferecer promoções específicas para a ocasião. “O circuito vai retratar bem o que é o bairro São Francisco, essa mistura de centro histórico, que deve ser valorizado e preservado com esse lado mais underground e moderninho que está se desenvolvendo”, diz Débora Mello, idealizadora da Galeria Lúdica, um dos estabelecimentos participantes.
Além da Lúdica – misto de hamburgueria e espaço multicultural – participam do Circuito São Francisco Colete e Corselet; Loja Álbum; Lolitas Salon de Coiffure; Loja Vinil Velho; Srta Ceroula; Casarão da UPE; Estúdio Leite Quente; Natural da Ordem; Estúdio Leite Quente; Maseiro Calçados; Modifixe; Ramsés e Vila Bambu.
Veja a programação em anexo

Circuito São Francisco
Dia 06/10/2012
Entrada Gratuita
Programação:
http://www.facebook.com/CircuitoSaoFrancisco 

Informações da jornalista Sílvia Henz

Nenhum comentário: