quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Finnacena comemora um ano de atuação

Da Casa6 Comunicação

Em 2011, o escritório de arte ajudou a divulgar artistas paranaenses no cenário nacional

Ana Rocha e Igor Dantas ao centro com os artistas Eliane Prolik, Cleverson L. Sálvaro,
Deborah Bruel e Joana Corona (esq) na abertura da exposição O Espaço Aberto em Brasília

Em comemoração ao sucesso de seu primeiro ano de atuação, a Finnacena Escritório de Arte promove uma festa no próximo dia 29 de outubro. O local escolhido é a já famosa casa do artista Cleverson Antunes Oliveira, parceiro dos produtores desde o início da empresa e palco de diversos outros eventos da cena cultural de Curitiba.

Além da comemoração, a ocasião serve de um ponto de encontro que possibilita a ampliação da rede de relacionamentos dentro do universo artístico da cidade. Em meio a drinks, comidinhas e boa música, o evento contará com intervenções de Fernando Rosenbaum e uma sala de projeções com uma seleção especial de vídeos arte.


Conquistas - Criada pelo produtor Igor Dantas e pela curadora Ana Rocha em outubro de 2010, a Finnacena presta assessoria cultural para artistas e na gestão de projetos de artes visuais, desde sua concepção e pré-produção até a prestação de contas. E, nesse curto período, já contabilizou alguns sucessos.

“Conseguimos aprovar 50% dos projetos que apresentamos nas leis de incentivo”, conta Igor. Uma das grandes conquistas foi a exposição O Espaço Aberto, realizada em julho no espaço da Caixa Cultural, em Brasília. “Fomos responsáveis desde pela escolha do artista e curadoria até produção. E, mesmo sendo uma exposição conceitual, com instalações, a aceitação e a repercussão foram muito boas”.


Foi lá que surgiu o convite para participarem da 6.ª VentoSul – Bienal de Curitiba, que ainda está acontecendo na cidade. Ana e Igor foram responsáveis pela produção do Museu da Gravura e do Museu da Fotografia, no Solar do Barão, da Galeria Julio Moreira e por algumas intervenções urbanas e instalações em espaços como a Praça Tiradentes e a Ópera de Arame.

Ana e Igor promoveram ainda exposições no próprio espaço do escritório, como a coletiva de inauguração em outubro de 2010, com Maikel da Maia, André Rigatti, Cleverson Antunes de Oliveira, William Santos e Hugo Mendes – artistas parceiros da FinnaCena – e uma mostra individual de Hugo Mendes com objetos e desenhos.

Expectativas - 
“Nesse pouco tempo, já ganhamos muita credibilidade no meio artístico. Isso possibilitou mais procura pela nossa assessoria e a abertura para novos projetos”, comemora Igor. “Existem alguns ainda em execução para 2011 e estamos fechando uma parceria que deve gerar grandes investimentos na área da cultura, coisas inéditas vão acontecer na cidade”, finaliza.




Serviço:
Festa Finnacena um ano
Data: 29/10/2011
Local: Casa do Cleverson
Endereço: rua João leopoldo jacomel, 70 (entrada pela av. brasília) – Pinhais
Atrações: Música com Dj Manolo Neto e Jaime Silveira
Intervenções de Fernando Rosenbaum e projeções de vídeo arte
Entrada gratuita

Mapa: http://maps.google.com.br/maps/ms?msid=209616755880818217230.0004a5b2191e33b2457db&msa=0&ll=-25.459562%2C-49.09524&spn=0.00179%2C0.002889

Crédito da Foto: Tiago Sabino

Nenhum comentário: