segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Delícias da Ariana - Tomate Mediterrâneo

Por Ariana Lenti 

Ah, o tomate...chegou à Itália através de algum espanhol. Primeiramente ele tinha a cor amarela, o que levou os italianos o chamarem de pomo d´oro (fruta de ouro). Fruta versátil, pode ser usado em diversas preparações, crus, assados, marinados, secos, como base para molhos, sopas, enfim não existe limite para o tomate. 


 Ingredientes:
4 tomates grandes vermelhos e firmes

1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
2 dentes de alho finamente picados
1 xícara (chá) de manjericão rasgado com as mãos
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
1/2 colher (sopa) de sal grosso

½ xícara de azeitonas pretas
1 bola grande de mussarela de búfala

1 abobrinha italiana pequena
1 berinjela pequena


Preparo:
Lave bem a berinjela, a abobrinha, os tomates e o manjericão. Corte a berinjela com a casca em cubos pequenos , deixe de molho em água com um pouco do sal grosso. Esse processo do sal vai fazer a berinjela soltar aquela água preta e amarga. Corte a abobrinha do mesmo tamanho que você cortou a berinjela. Reserve.

Agora os tomates. Corte a parte de baixo dos tomates o somente o suficiente para que eles fiquem em pé. Corte a tampinha de cima também . Delicadamente e com uma faca afiada tire toda a polpa do tomate, com muito cuidado para não furar ou rasgar o tomatinho. Passe sal no interior do tomate e deixe-os virados de cabeça para baixo, só pra retirar o excesso de água. Repita o processo com os outros tomates. Agora pique bem picadinho o alho, rasgue o manjericão, pique a salsinha e as azeitona pretas, misture todos esses ingredientes com a abobrinha. Escorra a berinjela e com as mãos esprema o máximo que puder e junte com as abobrinhas regue com azeite.

Quando estiver tudo bem misturadinho, experimente o sal. Aqueça o forno a 180 graus. Distribua esse recheio maravilhoso dentro dos tomates regue com mais azeite. Por último, corte a mussarela de búfala em rodelas e coloque dentro do tomate, pode colocar mais um pouquinho de azeite. Unte uma forma com azeite, coloque os tomates e leve-os para o forno. Deixe assar por aproximadamente 30 minutos. Aumente o fogo para 220 graus para que o queijo gratine, assim que estiver dourado tire do forno e sirva imediatamente.

Um comentário:

ivana disse...

Humm... deu água na boca.