terça-feira, 7 de junho de 2011

Delícias da Ariana - Menu dos namorados

Em sua segunda participação aqui no blog da Deluxe, a chef Ariana Lenti sugere um cardápio completo para o Dia dos Namorados. Romântica que só ela, Ariana garante o clima de amor e sedução (ou seu dinheiro de volta) com a pegada afrodisíaca de seu menu. Enjoy!

Menu dos Namorados

Entrada
: Sopa de abóbora, gengibre e especiarias. Siga o link
Prato Principal
: Risoto de salmão com maracujá – fruit de la passion

Sobremesa
: Creme de chocolate com figo turco


1 Litro de caldo de legumes, de preferencia caseiro.

¼ xícara chá de vinho branco

2 colheres de sopa de creme de leite fresco

1 alho porró picadinho – somente a parte branca

1 xícara de chá de arroz arbóreo

2 filés de salmão com pele

Tomilho

Óleo de canola

½ xícara de chá de um bom parmesão

1 xícara de chá de suco de maracujá concentrado

1 Maracujá doce

Sal

Preparo: Verifique se os filés estão com a pele sem escamas. Tempere os filés de salmão com sal e com o tomilho, se gostar pode colocar um pouco de pimenta do reino. Bezunte os filés com o óleo de canola. Aqueça uma frigideira, antiaderente de preferência e quando estiver bem, bem , bem quente coloque os filés de salmão com a pele para baixo. Quando a pele estiver bem crocante, vire os filés e deixe por mais um minutinho. Passe o filé para uma tabua, retire a sua pele que vai estar bem fácil de sair corte o salmão em pedaços grandinhos. Reserve.
Aqueça o caldo de legumes e mantenha o quente, mas não fervendo.

Numa frigideira grande, em fogo baixo,doure o alho porró com um pouco da manteiga. Junte o arroz sem lavar, e deixe dourar um pouco, acrescente o vinho, aumente o fogo para médio e deixe que o vinho evapore quase que por inteiro, mas continue mexendo o arroz. Dilua o suco de maracujá com uma parte do caldo de legumes, para não ficar muito ácido. Após o vinho estiver evaporado, acrescente uma concha do caldo de legumes morno e uma concha do caldo misturado com o suco. Mexa bem.

Quando o arroz estiver absorvido a maior parte do líquido, acrescente mais uma concha de caldo, intercalando com o suco. Continue esse processo até você ter usado todo o caldo, porém sempre mexendo e tomando cuidado para não colocar muito caldo de uma só vez. É importante que você experimente o risoto, ajuste os temperos e veja qual o ponto de cozimento que mais te agrada, mas lembrando que o risoto deve ser firme.

Quando estiver acabado o caldo, desligue o fogo, junte o queijo parmesão, a nata, as sementes de maracujá doce. Misture bem. Por ultimo coloque o salmão e delicadamente incorpore ele ao risoto.

Creme de chocolate com figo turco
200g de chocolate meio amargo picadinho
1 xícara de chá de creme de leite fresco
1 figo turco
sementes de cardamomo, você encontra em lojas de temperos.
1 colher de sopa de Rum 

Pique o figo no menor tamanho que você conseguir, umedeça ele com o rum.
Numa panelinha coloque o creme de leite para esquentar junto com 2 sementinhas de cardamomo. Quando estiver quente coloque o figo e misture bem. Assim que começar a ferver desligue o fogo e rapidamente misture o chocolate já picado. Mexa, mexa, mexa, até que o chocolate e o creme de leite sejam uma coisa só. Coloque esse creme numa taça e deixe esfriar. Não precisa ir para a geladeira, mas é preciso que esteja frio antes de servir.

Dica: Você pode acrescentar um pouco de pimenta dedo de moça ao creme de leite, vai dar um toque, lembrando que a pimenta contem propriedades afrodisíacas.

Você pode deixar a entrada e a sobremesa pronta. Poderá também já deixar o salmão frito, com algumas horas de antecedência e uma dica bem bacana é quando for fritar o salmão, coloque uma panela pra ferver com água, vinagre e casca de um limão e deixe fervendo até terminar de fritar o peixe. Isso ajuda eliminar com o cheiro de fritura.

Nenhum comentário: