sexta-feira, 6 de maio de 2011

“Dores da Colômbia” de Fernando Botero no MON



O Museu Oscar Niemeyer (MON) apresenta, de 19 de maio a 14 de agosto, a exposição “Dores da Colômbia”, do artista Fernando Botero. Famoso por desdenhar de estereótipos da sensualidade, pintando gordinhas e gordinhos erotizados, com um traço quase sempre bem humorado, Botero denuncia nesta exposição a violência da história colombiana em obras impactantes.

A mostra reunirá 67 obras doadas pelo artista ao acervo permanente do Museu Nacionalda Colômbia, curador da exposição. Os 36 desenhos, 25 óleos e seis aquarelas, realizados entre 1999 e 2004, registram um testemunho da violência que, há anos assola o país, como conseqüência da ação de grupos guerrilheiros, políticos e paramilitares. O conflito resultou no exílio de 1,5 milhão de colombianos nas últimas décadas e, é também, um movimento social que busca as bases para a busca da justiça no país. Visceral e dramático, o artista se transforma em repórter de seu tempo ao retratar a brutalidade movida por perseguições, torturas e assassinatos.

Nas obras satíricas de Fernando Botero, políticos, militares, religiosos, músicos e a realeza são retratados como figuras roliças, corpulentas e estáticas. Sem abandonar o estilo que o tornou famoso, nesta coleção o artista lança seu olhar sobre episódios como os atentados que afligiram a Colômbia nos anos 1980 e 1990. Ao contrário da maioria de suas obras, a série não revela o lado humorístico do pintor, mas o que ele chamou de “um testemunho da irracional história colombiana.

 Serviço 
Exposição: “As Dores da Colômbia” – Fernando Botero
Local: Museu Oscar Niemeyer – MON
Endereço: Rua Marechal Hermes 999, Centro Cívico
Exposição: de 19 de maio a 14 de agosto
Horários: de terça a domingo das 10 às 18h
Ingressos: R$4 para adultos e R$2 para estudantes – Para menores de 12 e maiores de 60 anos a entrada é gratuita. No primeiro domingo de cada mês a entrada também é gratuita.
Informações: (41) 3350-4400
Classificação etária: Livre para todos os públicos

Nenhum comentário: