quarta-feira, 24 de novembro de 2010

"Alceu Penna e As Garotas do Brasil"


O jornalista Gonçalo Júnior compilou o que há de mais interessante acerca da vida de Alceu Penna, primeiro e único brasileiro a publicar charges na badalada revista americana Esquire. O livro revela ousadias de Alceu como ensinar Carmen Miranda a fazer ondas com a mão enquanto dançava com sua saia e criar as roupas dos músicos do Bando da Lua, que a acompanhavam pelos Estados Unidos. Alceu vestiu Marta Rocha no concurso Miss Universo em 1954, fez os figurinos dos espetáculos dos cassinos e dos teatros cariocas; e levou a moda brasileira para todo o planeta com as peças que ele mesmo criou para os eventos da Rhodia na década de 1960.


Entre 1938 e 1964, quando a revista O Cruzeiro foi a mais importante publicação semanal do país, Alceu Penna escreveu e desenhou a coluna "As Garotas", na qual orientava as mulheres a viver de forma intensa os prazeres da vida e a se emancipar de uma sociedade patriarcal e machista. Ao mesmo tempo, a partir da Segunda Guerra Mundial, inspirado em grandes costureiros franceses – de quem era amigo –, passou a criar peças de alta costura em que adaptava as tendências europeias às características do Brasil.

O livro "Alceu Penna e As Garotas do Brasil: moda e imprensa – 1933 a 1975" conta em detalhes os primórdios da moda no país e como seu traço singular e a tipologia das letras que estabeleceu, influenciaram a imprensa, a publicidade, o design, a moda e o comportamento em todo país.

Serviço:
Obra: Alceu Penna e As Garotas do Brasil: moda e imprensa – 1933 a 1975
Autor: Gonçalo Júnior
Páginas: 352
Editora Manole/ Selo Editorial Amarilys
www.amarilyseditora.com.br
Preço sugerido: R$ 49,00

Editado com informações da Jô Ribes Comunicação

Nenhum comentário: