quarta-feira, 19 de maio de 2010

“Lágrimas de São Pedro- Acalento ao Sertão Nordestino”


Clique na imagem para ampliar

A Galeria da CAIXA apresenta a instalação "Lágrimas de São Pedro – Acalento ao Sertão Nordestino" de Vinícius S.A.. A exposição abre no dia 25 de maio, às 19h, e segue em cartaz até 11 de julho. O projeto remete à situação do sertão nordestino e trata da relação sagrada do morador da zona rural com a chuva.

Vinícius possui uma delicadeza poética, construída a partir de heranças familiares e coletivas. Recriada por quatro mil lâmpadas incandescentes cheias d’água e cuidadosamente presas ao teto em alturas diferentes, a obra concebida por Vinícius cria uma imagem singular como a manifestação da fé do sertanejo devotada à chuva. A ideia é inspirada na novena de São José, em que os fiéis oferecem ao santo cantigas e orações em troca das lágrimas de São Pedro, que é a água que vem do céu.

Cada chuva é motivo de festa. “É comum, neste caso, presenciar idosos, adultos e crianças banhando-se de braços abertos, sacramentando este ciclo que traz consigo água de beber e plantar e dignidade. É a esperança de permanecer no lugar que nasceram, evitando o translado histórico e recorrente deste povo para os grandes centros urbanos do Brasil”, comenta Vinícius.

A função imediata das lâmpadas incandescentes cheias d’água é criar um ambiente no qual o visitante pode se envolver espacialmente com a obra. “É como se tivéssemos o poder de pausar a chuva, uma chuva de gotas grandes, limpas, transparentes, leves e com isso poder contemplar sua beleza, seu poder, seu símbolo, sua necessidade”, descreve Vinícius. Para ele, trazer uma instalação como esta a um ambiente urbano proporciona ao visitante conhecer a relação lúdica que o morador da zona rural tem com a precipitação.
Mas o uso das lâmpadas incandescentes vai além. Vinícius utiliza esta matéria de linguagem visual pela sua re-significação. “O vidro da lâmpada incandescente é o único que não pode ser reciclado, o que o torna mudo e sem função após o uso", explica o artista.

Exposição: “Lágrimas de São Pedro”

Local: Galeria da CAIXA
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba
Abertura: 25 de maio às 19h30
Data: de 26 de maio a 11 de julho
Horários: de terça a sábado das 10 às 21h e domingos das 10 às 19h
Ingressos: Entrada franca
Informações: (41) 2118-5114
Classificação etária: Livre para todos os públicos
www.caixa.gov.br/caixacultural
18/05/2010
Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal
Foto de Erivan Morais

Nenhum comentário: