quinta-feira, 25 de março de 2010

Moda paranaense no mercado europeu

Inserir a moda produzida no Paraná no mercado europeu, maior pólo mundial do setor, é tarefa que exige planejamento que vai desde a instalação da planta industrial têxtil ao cumprimento de normas internacionais de exportação. Os caminhos para fazer as peças da indústria da confecção paranaense serem aceitas do outro lado do Atlântico foram temas do curso “Como Exportar Moda para a Europa e Contratos Internacionais” organizado pelo Instituto Mercosul, em parceria com a Avicomex, realizado nesta semana (quarta-feira, 24), na Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim) e que reuniu 15 empresas do setor têxtil representadas por seus respectivos traders e estilistas.

O curso, ministrado pela sócia-proprietária da Avicomex - empresa de internacionalização de pequenas e médias empresas – Angela Afonso Vicente, passou a empresários do vestuário do noroeste paranaense orientações de diagnóstico empresarial, realização de acordos comerciais, definição da marca, qualidade dos produtos, estratégia de preço, participação em feiras, cooperação empresarial, identificação de distribuidores e inclusão de produtos em show rooms italianos.

"O objetivo do curso é orientar os representantes do setor sobre a necessidade do planejamento integrado com vistas à exportação. É tarefa que nasce junto com a definição da planta industrial e a identificação do mercado alvo e por todos os processos necessários para o equilíbrio da produção, como a capacitação profissional, logística de distribuição e o atendimento às normas do mercado nacional e internacional”, observa a instrutora que é licenciada em comércio internacional pela UADE - Universidad Argentina de la Empresa com atuação profissional na Itália, nas empresas Edizionio Fabio Arigó (Milão) e Herno Spa Indústria Italiana de Moda, empresa responsável por produzir peças para Armani, Gucci, Prada e Louis Vuiton.

O próximo passo está na ampliação dos treinamentos para outras cidades paranaenses que tenham interesse. Contatos com o Instituto Mercosul (www.institutomercosul.org.br ) e Avicomex podem ser feitos pelos seguintes endereços eletrônicos: eventos@institutomercosul.org.br ; avicomexbrasil@yahoo.com.br .

Com informações do Instituto Mercosul e Associação Comercial de Maringá 

Nenhum comentário: