sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Torneio de Tai-Chi-Chuan em Curitiba








O Torneio Brasil 2009 de Tai Chi Chuan vai reunir os praticantes da expressão corporal chinesa em Curitiba, no próximo domingo, dia 27 de setembro, no Sesc Paraná – Unidade Água Verde, das 09h30min às 16h30min. Organizado pela Associação Internacional dos Praticantes de Tai Chi Chuan (AIPT), o evento tem o objetivo de divulgar o Tai Chi Chuan e promover a confraternização entre os praticantes. Em Curitiba, há 327 praticantes vinculados a unidades de ensino da modalidade. No Brasil, são pelo menos 3599 praticantes registrados de Tai Chi Chuan.

Aberto ao público em geral, o evento iniciará com exercícios suaves de Tai Chi Chi Kung com a participação dos presentes. Na sequência, haverá demonstrações de Tai Chi Chuan de diversos estilos com professores das escolas de Curitiba, apresentações de Tai Chi com Sabre, além de apresentações da Dança Chinesa do Leão e da Dança Chinesa do Dragão. Por fim, praticantes do Kung Fu Wu Shu farão uma homenagem ao Tai Chi Chuan. Haverá ainda premiações, distribuição de medalhas e certificados aos participantes e sorteio de diversos brindes para o público. Durante o evento, ocorrerá o lançamento oficial da Revista Tai Chi Brasil, a primeira do gênero no país com distribuição gratuita por e-mail.

Tradição Chinesa - Prática milenar chinesa, o Tai Chi Chuan foi desenvolvido e aperfeiçoado ao longo dos séculos. Criado originalmente com inspiração nas artes marciais, é tido como um caminho para o aperfeiçoamento humano, equilibrando os aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais. No Brasil, o Tai Chi Chuan começou a ser praticado na década de 1960.

Existem diversos estilos de Tai Chi Chuan. Em Curitiba, há professores que ensinam os estilos Chen, Yang, Wu, Pai Lin, Cheng Man Ching e Lam Kam. O Estilo Chen, por exemplo, é o mais antigo de todos. Já o estilo Yang, é o mais difundido, tendo o maior número de praticantes. O Tai Chi Chuan é praticado por milhões de pessoas em todo o mundo e tem como principais benefícios a consolidação da consciência corporal, o fortalecimento da saúde e a melhoria da qualidade de vida.


Data e Horário: Dia 27 de setembro de 2009, das 9h30min às 16h30min.
Local: SESC Paraná – Unidade Água Verde, localizado na rua República Argentina, 944 – Bairro Água Verde – Curitiba – PR – Telefone: (41) 3342-7577.

Nenhum comentário: