sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Oficinas de poesia e prosa japonesa com Marília Kubota

A partir da segunda semana de agosto, a escritora Marília Kubota orienta a oficina de leitura e criação literária "Visões do Japão" em dois pontos de divulgação da cultura nipobrasileira e japonesa em Curitiba: o Centro Cultural Tomodachi e a Biblioteca Hideo Handa, da Praça do Japão. No módulo "Poesia", o foco são as formas poéticas da literatura japonesa: choka, waka, tanka, haiku (ou haicai), senryu e poesia contemporânea japonesa. Serão estudados textos de autores japoneses como Matsuo Bashô, Kobayashi Issa e Takuboku Ishikawa e de brasileiros como Paulo Leminski, Helena Kolody, Wilson Bueno e Alice Ruiz.
Já o módulo "Prosa" aborda a mitologia, os contos populares e da literatura contemporânea. Serão estudados textos de Claudio Seto e Lucia Hiratsuka que recontam fábulas japonesas e também de autores contemporâneos japoneses como Yukio Mishima, Banana Yoshimoto e Haruo Murakami, entre outros.
Além da leitura e discussão de textos, as oficinas também abrirão espaço para exercícios de criação literária. A ideia, explica Marília, não é formar escritores ou críticos, mas fomentar a subjetividade criativa dos participantes. "Todas as pessoas têm talento para contar histórias ou compor poemas a partir do contato com o imaginário maravilhoso", resume.
Sobre a orientadora - Marília Kubota é escritora e jornalista. Estreou no jornal de literatura "Nicolau" em 1991. Integrou as antologias "Crônicas Paranaenses" (1999), "Pindorama" (2000), "Passagens" (2002), "8 Femmes" (2007), "Antologia da Poesia Brasileira do Início do Terceiro Milênio" (2008) e "Blablablogue" (2009). Desde 2005 orienta oficinas de criação literária e, em 2008, organizou o Concurso Nacional de Haicai Nempuku Sato e a exposição Arte Nikkei no Centenário da Imigração Japonesa . É editora do site Escritoras Suicidas.

Ficha Técnica:

"Visões do Japão – Oficina de Leitura e Criação Literária"
Módulo "Poesia" - Centro Cultural Tomodachi (Av. Jaime Reis, 28 - sobreloja): A partir de 18 de agosto, nas terça-feiras, das 14 ás 16 e das 19 às 21 horas, no Centro Cultural Tomodachi. Informações e inscrições: 3022-3477.
Módulo "Prosa" – Biblioteca Hideo Handa – Praça do Japão (Av. Sete de Setembro com República Argentina – Água Verde) – a partir de 19 de agosto, quarta e quinta-feira, das 14 às 16 horas. Informações e inscrições: 9128-0814 e
marilia.kubota@gmail.com.

Nenhum comentário: