quinta-feira, 6 de agosto de 2009

"CINEMA E INTERCULTURALIDADE"

O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da UFPR oferece para esse semestre o curso ‘CINEMA E INTERCULTURALIDADE’, inédito na área. As aulas abordarão o diálogo intercultural dentro cinema. Tratando de temas como o Terceiro Cinema e o World Cinema, o curso pretende analisar a relação entre cinema e mercado cultural e ainda apresentar grandes escolas de cinema mundial. Os alunos terão oportunidade de conhecer desde o cinema africano até cinema asiático e latinoamericano. As aulas, com início previsto para o dia 15 de agosto, serão ministradas aos sábados das 8h20 até 12h20.

Além DESTE curso inédito, o Celin ainda oferece a quinta edição do curso “CINEMA – História e Linguagem” e a segunda edição do curso “Teoria e Prática – O OLHAR DA DIREÇÃO”.

O primeiro - “CINEMA – História e Linguagem”, abrange a história do cinema e desenvolvimento da linguagem fílmica. O cinema no Brasil. As teorias de construção de imagem e a leitura e interpretação de elementos fílmicos além da análise temporal das principais escolas cinematográficas e sua relação com os grandes movimentos culturais. Contará com exercício prático como avaliação. As aulas acontecerão às sextas-feiras, das 18h30 até as 22h, a partir de 21 de agosto até 4 de dezembro.

Já o segundo - “Teoria e Prática – O OLHAR DA DIREÇÃO”, terá início também no dia 15 de agosto, contará com exercícios práticos e técnicos de filmagem, O desenvolvimento do argumento, roteiro e o trabalho do diretor. Da concepção à realização. Análise da cinematografia e projetos de filmagem segundo o ponto de vista do diretor (espaços e ambientes). Noções de pré-produção, casting, direção de atores e de arte. Produção e desenvolvimento da equipes. As aulas serão aos sábados, das 14h até as 17h50, até dia 5 de dezembro.

Os filmes realizados pelas turmas participará da MOSTRA DE CINEMA do curso que ocorrerá em março.

As matrículas, pelo site (www.celin.institucional.ws), poderão ser feitas até o dia 10 de agosto.

Maiores informações pelo e-mail nelsonbucker@ufpr.br ou comunique.celin@ufpr.br ou no endereço abaixo:

CELIN REITORIA – Rua Dr. Faivre, 405, sala 400, 4º Andar
Edifício D. Pedro II
Telefone: 3360-5101
Horário de atendimento ao público: segunda à sexta das 14h00 às 18h45

Informações de Aniela Almeida

Nenhum comentário: