sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Cultura Oriental ao seu Alcance

O Centro Cultural Oriental inicia em março os cursos de japonês, chinês, caligrafia oriental e mangá. Os cursos, explica a coordenadora do Tomodachi, a professora Lina Saheki, são voltados a interessados a saber mais sobre a cultura oriental. "No Tomodachi, os conteúdos são ministrados de forma a que o aluno aprenda não só a ler, escrever e falar, mas a perceber o sentido mais profundo que está em cada ideograma, em cada pensamento", explica. Lina, uma filha de japoneses que é apaixonada pela cultura oriental, diz que a simples leitura de um ideograma, quando realizada a partir, por exemplo, da etimografia (ou seja, da origem do termo), pode mostrar aspectos surpreendentes da cultura. Isso pode ser visto na figura acima, que traz uma leitura da expressão "Kung-Fu" a partir de seus radicais. Para a maioria das pessoas, Kung-Fu é igual a "luta oriental", trazendo à lembrança filmes de Bruce Lee e Jet Li. A relação existe, mas o significado dos ideogramas é mais profundo.

Fique por dentro dos cursos do Tomodachi:

Mangá - As aulas de mangá, para os níveis iniciante, intermediário e avançado, são ministradas pela professora Simonia Fukue e por professores do The Ohkay, um dos mais conhecidos grupos de experts em mangá do país.
Japonês - As aulas de japonês são ministradas pelas professoras Lina Saheki e Irene Eguti, nos níveis iniciante, intermediário e avançado.
Chinês - As aulas de chinês são ministradas pelo professor Henrique Chang. Como o trabalho está começando agora, o professor vai se dedicar exclusivamente a alunos iniciantes.
Música - No Tomodachi, as aulas de música - de percussão, shakuhachi e yokobuê (ambas, flautas clássicas do Japão) - são ministradas pelo professor Vinicius Monfernatti.

O Centro Cultural Oriental Tomodachi também promove cursos e palestras regularmente. Nas próxima quarta-feira (dia 18.02), por exemplo, o professor Pablo Chang ministrará uma palestra sobre Confucionismo, a partir das 19h30. O encontro tem duração aproximada de uma hora e a entrada é gratuita.

Centro Cultural Tomodachi
Rua Jaime Reis, 28
Setor Histórico (ao lado do Relógio das Flores)

Nenhum comentário: