quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Pensando fora da caixinha

Me parece que outro dia foi o Dia Internacional da Fotografia, mais uma daquelas datas que não sei para que servem.
Há 169 anos, oficialmente, a fotografia faz parte da nossa vida. No entanto a descoberta do processo físico que possibilitou a fotografia existir tal como é hoje é bem mais antigo, a camera obscura data de aproximadamente 2400 anos. A camera obscura funciona como o
olho humano, dada uma caixa ou ambiente vedado os raios de luz passam através de um orifício projetando a imagem exterior na superfície oposta interna desta caixa ou ambiente. E este processo está presente desde as primitivas cameras pinhole até as mais modernas cameras digitais.

Um certo indivíduo chamado Shaun Irving resolveu reinventar a camera fotografica e criou o CameraTruck. Ele adaptou um caminhão baú transformando-o em uma, gigante e móvel, camera pinhole. Já houve usos de quartos em apartamentos e até hangares transformados em cameras pinhole, mas é a primeira camera móvel de larga escala .

O processo todo é muito interessante, no entanto as imagens não impressionam tanto assim. Nosso camarada Shaun como fotógrafo é um incrível inventor. Mas mesmo assim vale a pena conferir o CameraTruck ( http://cameratruck.net/Site/Landing.html ).

Rafael Dabul - fotógrafo
www.rafaeldabul.com

Nenhum comentário: