quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Curitiba recebe mostra do fotógrafo lituano Antanas Sutkus

Curitiba é a primeira cidade brasileira a receber a mostra  “Antanas Sutkus: um olhar livre” com 120 imagens do mais renomado fotógrafo lituano, e também um dos mais expressivos em âmbito mundial. A exposição será inaugurada na próxima quinta-feira, (02/02), às 19 horas no Museu Oscar Niemeyer (MON) e contará com a presença do fotógrafo na abertura.

Às 17 horas, Sutkus participa de um bate-papo no auditório Poty Lazzarotto, com a participação de Sergio Burgi, curador de fotografia do Instituto Moreira Salles e dos fotógrafos João Urban e Fernanda Magalhães. A mediação fica por conta de Luiz Gustavo Carvalho, curador da mostra. A entrada para a inauguração e para o bate-papo é gratuita.

Sobre - Sutkus fotografa desde a década de 1950 e mantém um acervo de mais de 1 milhão de negativos, entre os quais, 120 fotos selecionadas para a exposição que chega ao MON. Para ele, a arte da fotografia está no momento do disparo e, devido a essa crença, Sutkus tem restrições ao processo digital. “As câmeras digitais reduzem a responsabilidade do fotógrafo. Você perde a atenção devido à possibilidade de disparar várias vezes e rápido”, afirma Sutkus. Nascido na Lituânia em 1939, o fotógrafo construiu o seu percurso durante o regime comunista, mas conseguiu escapar das armadilhas da censura política.
Serviço
Antanas Sutkus: um olhar livre
Inauguração da exposição: 2 de fevereiro, às 19 horas.
Às 17 horas ocorre um bate-papo com a participação de Antanas Sutkus, Sergio Burgi, João Urban e Fernanda Magalhães.
Em cartaz até 20 de maio.
Museu Oscar Niemeyer e auditório Poty Lazzarotto - R. Marechal Hermes, 999. Centro Cívico. Curitiba
Horário de funcionamento: 3.ª a domingo, das 10 às 18 horas.
Ingressos: R$4 e R$2 (meia). Na abertura das mostras e no primeiro domingo de cada mês a entrada é franca.


Com informações do departamento de imprensa do MON

Nenhum comentário: