segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

“Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück”

Como forma de recuperar a arte e a memória de um dos mais atuantes fotógrafos do sul do Brasil, que durante cinco décadas (1920-1960) registrou a vida, a morte, os sonhos e as alegrias de inúmeras comunidades paranaenses, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS) e o Instituto Federal do Paraná inauguram a mostra “Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück”. A exposição será realizada na Casa Andrade Muricy, de 8 de dezembro de 2011 a 11 de março de 2012. A entrada é gratuita.

A exposição é constituída por 62 fotografias com a arquitetura, o cotidiano, as escolas, os desfiles patrióticos e temas pelos quais a Lapa e as cidades ao seu entorno foram vistas pelas lentes de Glück. Na busca de compreender as relações sociais e a dinâmica dessa comunidade  registrada por Glück, as fotógrafas Tânia Buchmann e Charly Techio apresentam exposição complementar com 20 imagens, intitulada "Um Olhar Contemporânea sobre a Lapa de Glück".

Sobre
Guilherme Glück – No ano de 1893, nasceu em Rio do Poncho (atual Criciúma, Santa Catarina), Guilherme Glück. Oriundo de humilde família estrangeira, aprendeu a profissão por volta de 1912, passando a exercê-la para o sustento da família.

No início de sua carreira foi um fotógrafo ambulante. Viajou pela região do eixo Paraná - Santa Catarina de acordo com a demanda do ofício. Em 1917 acabou se estabelecendo na cidade da Lapa. Em 1921 se casou com Wanda Zeeffeld e, logo depois, montou um estúdio, o “Foto Glück”. O ateliê fotográfico, apesar de modificado pelas décadas e mudanças econômicas, ainda ocupa o mesmo espaço na principal praça da cidade.

O MIS adquiriu o acervo em 1974, mantendo o gigantesco arquivo de chapas em vidro até os dias atuais, possibilitando que pesquisadores das mais diferentes áreas e o público em geral conheçam essa preciosidade da cultura paranaense. Os estudos apontam a existência de mais de 30 mil negativos em chapas de vidro, que retratam a obra de um dos poucos fotógrafos da região até metade do século 20.

Serviço
Exposições “Memória e Imagem: nas lentes de Guilherme Glück”, e "Um Olhar Contemporânea sobre a Lapa de Glück", de Tânia Buchmann e Charly Techio.
Abertura: 8 de dezembro de 2011, às 17 horas.
Período expositivo: até 11 de março de 2012.
Local: Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915, Centro. Curitiba/PR).
Entrada gratuita.
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas. Sábado e domingo, das 10 às 16 horas.
Informações: (41) 3321-4798 ou 3321-4786




Com informações da Secretaria Estadual da Cultura

Nenhum comentário: