segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Oficina de roteiro com Guillermo Arriaga


Mariana Sanchez

Considerado um dos nomes mais influentes do cinema contemporâneo mundial, o mexicano Guillermo Arriaga é roteirista de filmes como “O Búfalo da Noite” e “Três Enterros”, vencedor do prêmio de Melhor Roteiro do Festival de Cannes em 2005. Seus trabalhos mais conhecidos são a trilogia formada por “Amores Brutos”, “21 gramas” e “Babel”, todos dirigidos por Alejandro González-Iñárritu – por “Babel”, Arriaga foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro em 2007. Sua estreia como diretor aconteceu em 2008 com o filme “Vidas que se cruzam” (The Burning Plain), estrelado por Charlize Theron e Kim Basinger. Como escritor, publicou “O Esquadrão Guilhotina”, “Um doce aroma de morte”, o livro de contos “Retorno 201” e o romance “O Búfalo da Noite”, adaptado para o cinema.

No próximo fim de semana, dias 24 e 25 de novembro, Arriaga ministrará um workshop de roteiro cinematográfico no qual abordará temas como construção narrativa não-linear, foco dramático, estrutura de cenas, escrita de diálogos e criação de personagens.

Além do workshop, Guillermo Arriaga participará de um bate-papo aberto ao público no dia 24 de novembro, sábado, às 20h. Na ocasião, será exibido o filme “três Enterros”, de Tommy Lee Jones, roteirizado por Arriaga. A sessão acontece no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e tem entrada franca, com distribuição de ingressos uma hora antes do evento.

Segunda edição - Realizado pela primeira vez em 2008/2009, o projeto Ficção Viva tem ênfase no roteiro de cinema e em realizadores ibero-americanos. A segunda edição, que iniciou em outubro e continua ao longo de 2013, já recebeu o cineasta cearense radicado na Alemanha Karim Aïnouz, premiado por filmes como “Madame Satã”, “O Céu de Suely” e “Viajo porque preciso, volto porque te amo”.




Serviço:
Ficção Viva II – O Roteiro Cinematográfico

Workshop com Guillermo Arriaga:
Dias: 24 e 25/11 (sábado e domingo) das 14 às 17h
Local: Auditório Antonio Carlos Kraide – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430 - Portão)
Investimento: R$ 250 (As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição)
Inscrições pelo site www.ficcaoviva.com ou pelo fone 55 41 3324-3377.

2º Encontro: Exibição do longa-metragem “Três Enterros” (direção de Tommy Lee Jones, roteiro de Guillermo Arriaga), seguida de bate-papo com o roteirista.
Dia: 24/11 (sábado) às 20h
Local: Auditório do MON – Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico)
Entrada franca.  Distribuição de ingressos 01 hora antes.

Mais informações:
www.ficcaoviva.com
www.facebook.com/ficcaoviva

Nenhum comentário: