terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

“Wilson Martins – a consciência da crítica”

Nesta sexta-feira, (10/02), às 20h, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) promove a estreia nacional do filme “Wilson Martins – a consciência da crítica”, dirigido por Douglas Machado. A exibição ocorre no auditório Poty Lazzarotto (espaço do Museu Oscar Niemeyer) e a entrada é franca. 
O documentário tem como base uma longa entrevista gravada em 2002 com o crítico literário Wilson Martins (1921-2010). Nos anos seguintes à esta entrevista, novos encontros e novas conversas em Curitiba, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Nova Iorque completaram um tecido de memórias alinhavado por escritores como Miguel Sanches Neto, Moacyr Scliar, Luiz Antonio de Assis Brasil, Affonso Romano de Sant´anna e com um dos ex-alunos de Wilson Martins na New York University: Kenneth Krabbenhoft. 
Autor de diversas obras, Wilson Martins destacou-se por “História da Inteligência Brasileira”, com inúmeros volumes. Igualmente fundamental é a “Crítica Literária no Brasil”, história da atividade crítica no País. Com suas obras, Martins ganhou alguns dos principais prêmios literários nacionais, como o Jabuti e o Prêmio Machado de Assis. Após a sessão haverá debate sobre o filme com a presença do diretor, da produtora Gardênia Cury, o crítico de cinema Marden Machado e o escritor e crítico literário Miguel Sanches Neto.


Serviço: 
Estreia nacional do filme “Wilson Martins – a consciência da crítica”
Auditório Potty Lazzarotto (Museu Oscar Niemeyer) – R. Marechal Hermes, 999 Centro Cívico - Curitiba 
Dia 10/02 (sexta-feira), às 20h
Entrada franca

Nenhum comentário: